FAQ - Perguntas Frequentes

  • Rebocar gasta mais gasolina?

    Não, o consumo de gasolina não aumenta, desde que você mantenha a velocidade adequada e evite fazer redução de marcha constantemente.

  • Rebocar um veículo de carga fechado, aberto, de moto ou de jetski é a mesma coisa?

    Sim, os cuidados que você deve ter são os mesmos.

  • Nunca reboquei um veículo, como devo treinar antes de ir às vias públicas?

    Você deve posicionar os espelhos retrovisores de forma que você consiga ver o final do reboque. É interessante treinar para andar com a marcha ré, pois o sentido da direção do reboque é o contrário do sentido do volante.

  • O reboque pode causar acidentes?

    Não, o reboque não causa acidentes. Você motorista precisa respeitar os limites de velocidade e ler atentamente o manual de instruções do reboque.

  • Posso carregar carga viva em meu reboque? Incluindo pessoas...

    Animais devem ser transportados em reboques adaptados ao seu transporte, os quais devem ter janelas e/ou ventilação.

    Os reboques não foram feitos para o transporte de pessoas.

     

  • O que muda meu estilo de dirigir?

    Dirigir um reboque exige um pouco mais de atenção, pois você precisa lembrar que além do seu veículo tem o reboque. É importante sempre recordar que a condução de um reboque, especialmente quando carregado, muda de maneira significativa o comportamento do veículo rebocador e do conjunto rebocador/reboque. É necessário, por exemplo, deslocar-se em velocidades diversas das utilizadas quando se conduz um veículo comum. Exige-se um espaço maior para frear o veículo com reboque, até sua parada total. As subidas e as descidas requerem mais esforço do motor ou dos freios e as manobras necessárias para estacionar ou fazer curvas também podem ser um desafio para quem não está habituado a conduzir um veículo rebocado

  • Sou obrigado a levar mais um estepe?

    Pela legislação todo veículo precisa estar equipado com estepe.

  • Como eu divido a carga interna em minha carreta?

    Pelo menos 60% do peso total da carga deve ser colocado na parte frontal do reboque. Não é permitido acomodar cargas do lado de fora do reboque ou que se estendam para fora da parte traseira.
    Amarre toda a carga no interior do reboque, a fim de evitar que se mova e cause solavancos bruscos ou mesmo que seja lançada na via e provoque acidentes.