FAQ - Perguntas Frequentes

  • Qual a diferença entre reboque e semi-reboque?

    Reboque: Veículo destinado a ser engatado atrás de um veículo automotor.

    Semi-reboque: veículo de um ou mais eixos que se apóia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação.

     

  • Qualquer engate instalado pode ser utilizado para rebocar?

    O engate deve ter esfera maciça, tomada com instalação elétrica, local para fixação da corrente e ausência de pontas cortantes.

    As fábricas de engates deverão ser inscritas e aprovadas pelo INMETRO, além de o acessório necessariamente portar uma placa de identificação inviolável com os dados da empresa e especificações de carga.

    Ver Resolução do Contran N.°197 de 25 de julho de 2006.

  • O que significa Peso Bruto Total (PBT)?

    Peso Bruto Total e a soma do peso do reboque + a sua capacidade de carga.

  • Qual a potência que o carro deve ter para rebocar?

    É preciso ler o manual do usuário do veiculo, nele deve constar as informações de quantos quilos o veiculo pode rebocar.

     

  • Qualquer tipo de habilitação pode rebocar?

    Para utilizar um reboque e necessário ter a carteira de habilitação categoria B. Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

    Assim, todos os motoristas de automóveis podem usar reboques.

  • Qual o peso máximo que posso rebocar?

    Depende do veiculo que esta tracionando o reboque. E preciso verificar no manual do veiculo.

    E necessário também saber qual a capacidade de carga do seu reboque para não transportar excesso de carga.

  • Carreta paga IPVA?

    Não, os reboques não pagam IPVA nem o seguro obrigatório. Os reboques tem somente o primeiro emplacamento e o licenciamento anual.

  • Instalar a corrente com cadeado é obrigatório?

    Correntes de segurança são essenciais para garantir que o reboque permanecerá ligado ao veículo rebocador na rara eventualidade da trava do reboque sair da bola de fixação ou esta escapar do engate. Correntes de segurança são anexadas ao reboque e estão equipadas com um cadeado em sua extremidade.

    A corrente utilizada nos produtos Boxcar atende à Portaria do INMETRO nº 30/2004 (RTQ 25) que regulamenta: “A corrente de segurança deve ter uma resistência à tração igual a 5 vezes o PBT do rebocado. A corrente deve ser fixada na lança de forma que não possa ser removida”.

    O cadeado deve ter sempre diâmetro maior que o da corrente utilizada.